Dicas Para Estudar Para Provas e Vestibular

07:50



Bom dia, agora em meu relógio são exatas 7hrs da manhã e eu estou morrendo de sono. Como muitas vezes, enquanto escrevo esse post estou nervosa com uma prova de matemática. Hoje, em especial, o professor está esperando que eu vá mal, então pretendo impressionar. Ultimamente só faço isso: estudo, impressiono. Estou tentando aproveitar o máximo do meu dia e isto é terrivelmente desgastante. Não tentem a menos que seja muito necessário.
Então desculpem se o post é sobre algo clichê. Acontece que tenho algumas dicas que estão sendo úteis pra mim e, bom, eu não vivi muito nas últimas semanas para ter ideias diferentes.
No fim do mês pretendo postar o curta metragem em inglês que estou trabalhando como editora na escola, ele pode não fazer muito sentido, já que é sobre a minha escola, mas também é sobre ensino médio e será engraçado. Era pra ser no post de hoje, mas eu não ia aguentar outra semana que faz eu querer enfiar uma estaca no coração, então o professor foi um amor e adiou bastante, agora consigo respirar.
De volta às dicas...

Revise somente o necessário. Não perca tempo com matérias que você já domina ou com formulas que você não saberá como usar. Melhor saber pouco e bem do que muito de nada.

Faça as provas anteriores. Sei que é um saco, sinceramente acho que Enem deveria ser feito apenas uma vez, pois são 180 questões! Mas se você pegar todos os exercícios dos últimos 4 ou 5 anos, verá que tem um padrão nos temas e estilo das questões. Muitas vezes eles repetem o que se pede no exercício, mudando o enunciado. São poucas questões, mas serão feitas mais rápido e estarão certas.

Veja as resoluções comentadas e revise o tema delas. Se não souber por onde começar, vá direto nos exercícios e tente fazer alguns, os que você errar, veja nas resoluções o tema e revise sobre ele, assim, você vai estudar exatamente o que não sabe da prova em vez de se perder estudando o que não vai cair.

Tire um tempo para você e a folha na hora da prova. Meu professor me deu esta dica e me ajuda muito no controle da ansiedade. Quando der o horário de começar a fazer e estiver aquele barulho de folha virando, pare e respire fundo, segure as folhas, olhe, folheie. Elas são só papel, não sua vida. Lembre que você sabe o que está fazendo e não vai ser um pedaço de papel que vai tirar vantagem de você.

Coloque-se no futuro. Pense que você já conseguiu o que esperava e isto é só um caminho. Você já passou, já está lá na frente, mas tem que fazer isso só por fazer. Isso da mais confiança.

Lembre-se do chute consciente. Se você não tem ideia do que chutar, exclua a mais absurda e escolha a que parecer mais lógica pra você. Não escolha questões com as palavras "sempre", "nunca", "apenas" e derivados, elas sempre estão erradas.

O desespero de ter que ir pra aula no momento me deixa sem ideias para mais nada, então espero ter ajudado.
Senti muita saudade, como sempre, então espero postar novamente logo.
Pensou em alguma dica? Comentários estão ai pra quebrar esse galho.
Xoxo

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei as dicas! Quando eu estava na escola sempre refazia as provas anteriores varias vezes, e isso me ajudava muito. Revisar apenas o necessário é o certo, se não fica muita coisa misturada na cabeça, e bem, isso não da bom, ahah.
    Beijão,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi! Tudo bem? Eu no momento estou fazendo um curso técnico. Como pretendo terminar ele antes de estudar para fazer uma prova para conseguir uma "faculdade de verdade", não vou seguir suas dicas, mas tenho certeza que elas ajudarão um montão de gente! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas, ótimas para o pessoas que está estudando :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas, me arrependo de nunca ter estudado tanto para as provas da escola. Me ajudaria muito ter lido essas dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Tô por um momento assim também e suas dicas foram valiosas.
    Beijos e boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Posso dizer que já passei dessa fase de provas hehe... Pretendo fazer uma pós graduação em breve, mas no momento estou bem de boas pra estudo hehe!
    Documentários em inglês?? Nossa, fiquei curiosa pra ver :)
    Boa sorte nas provas, impressione!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei das suas dicas! Eu sempre ficava super nervosa em época de provas na escola, principalmente nas de matemática e física . Espero que você tenha ido bem.
    Tudo bem quanto ao e-mail, eu também não estou tendo muito tempo para internet nas últimas semanas, às vezes fico dias longe do computador.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  8. Acho que deste dicas muito boas, quando fiz exames o ano passado (este ano tenho novamente) fiz um estudo continuo, todos os dias, e dormi bem descansandotodas as noites, acordei a horas de estudar ainda de manha e toda a tarde... coisas desse tipo e safei-me bem. Beijinhos. 😊😊

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas, finalmente eu já passei dessa fase hahahaha
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pinterest

Like us on Facebook

EM BREVE