A Escolha de Nossas Prioridades

09:21


Bem, como vocês devem ter percebido, eu não consigo postar duas vezes na semana por estar estudando feito uma condenada, minto, acho que condenados estudam bem menos que eu.
Antes de explicar tudo e falar um pouco sobre definir prioridades na vida, sentem e tirem o sapato que aqui todo mundo é de casa. Só cuidado com os cadernos e livros pelo sofá.
Eu não sou muito inteligente. Se números fazem vocês entenderem melhor, meu QI é 108. A maioria das coisas que sei aprendi com televisão e pesquisas no Google, porque Deus se dignou a pelo menos me fazer curiosa. Sempre quero entender o porquê das coisas e isso me salvou e me fez entrar na etec (além de cotas por escola pública).
Mas como qualquer ser humano consciente de que existe um futuro, eu comecei a sonhar. Como fazia muito tempo que eu não sonhava, desfiz dos limites e me rebelei, sonhando alto demais. Quero ESPM, quero Anhembi Morumbi e só para tornar tudo mais complicado vou tentar USP (Fuvest, me aguarde). Então resolvi ter essas três opções que deixariam meu pai orgulhoso e pobre. Não tenho dinheiro pras particulares, então só poderei fazer a faculdade se ganhar mais de 50% de bolsa.
Agora vocês entendem porque não paro de estudar? Posso não ser inteligente, mas sou esforçada e aprendo rápido e estou me aproveitando disto.
O blog nunca foi o último tópico na minha lista de prioridades, na verdade é o segundo, logo depois dos estudos, porque a ideia de estar produzindo conteúdo e ter alguém pra ler me dá muita força e preciso disso, mas do que vocês imaginam.
Na verdade, com tantos pontos de vista e tantas coisas exigindo sua atenção e dedicação, é sempre complicado definir o que é mais importante e o que exige sua atenção mais prolongada. Levei muitas broncas por tentar fazer todas as coisas de uma vez com o máximo de eficiência e atenção, perdendo o foco e deixando tudo inacabado ou mal feito. Por isso parei um pouco com essa crise de perfeccionismo e reorganizei minha vida antes que fosse tarde e o fim do ano chegasse, e não desse para correr atrás de todo prejuízo.
Já que vocês são muito legais e eu pretendo dar um sentido à esta postagem além de falar da minha vida (o que deve ter feito todo mundo dormir), vou ajudar vocês com a ordenação de prioridades com algumas dicas.


  • Reveja seus horários. Antes de colocar algo novo ou priorizar algo na sua vida, veja quanto tempo você dá para cada tarefa e se elas realmente precisam desse tempo. Veja quanto tempo você consegue fazer cada coisa e corte os extras, te dando mais tempo livre.

  • Pense mais no futuro distante. O meu maior problema era focar demais no futuro próximo, eu preferia pensar na nota boa no bimestre do que na futura faculdade, por exemplo. Não de atenção demais para coisas importantes só naquela semana ou naquele mês, isso só gera estress e não ajuda em nada. Temos muitas coisas que requerem nossa atenção apenas por um ou dois dias e outras que precisam de atenção por meses.

  • Separe por importância e necessidade, alem de tempo de entrega. Imagine um grande arquivo na sua mente cheios de pastas, essas são suas coisas para fazer, você que escolhe se as deixa jogada ou organiza do jeito que quiser. Muitas coisas que precisam estar perfeitas e outras que nem tanto. Só não cometam o erro de não perceber qual é qual ou tudo estaria arruinado. Essa divisão também é muito útil para controlar a ansiedade e o stress, porque quando dá para se ver que está tudo sob controle.
  • Seja rápido. Se você for mole pra fazer suas coisas, como vai conseguir fazer ainda mais coisas? (eu realmente falei muito "coisas" nessa postagem, espero que estejam acompanhando). Quanto mais rápido você acaba uma tarefa, mais tempo livre você terá.
  • Tenha foco e uma meta todos os dias. Você se concentrando onde quer chegar e elaborando o passo-a-passo disso faz sua organização melhorar muito.
  • Coma, beba e durma bem. Cuide do seu corpo e ele cuidará de você também. (LISPECTOR. Gabi)


Antes de dar meu "até mais", queria agradecer por acompanharem o blog mesmo no começo, enquanto ainda estou floppada, porque conheci muitos blogs nesses 2 ou 3 meses e conheci muita gente e vocês são muito legais.
Até mais

You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei as dicas. É sempre bom organizar nossa vida <3 em ambos fica bem melhor. Me disseram que precisa dar um passo de cada vez que se chega lá, não adianta fazer tudo de uma vez que vai vira um caos, isso é verdade.
    É lindo o seu blog, já vou seguir. Se puder retribuir o carinho seguindo meu blog.
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes temos que deixar aquilo que gostamos um pouco de lado para dar atenção a outras coisas mais importantes, pode parecer chato na hora, mas depois vemos que foi necessário. Gostei muito das dicas que você deu! Ah, e não deixe se influenciar por um número de teste de QI, já foi provado que esses testes não abrangem todos os tipos de inteligência, são mais voltados para a parte lógica. Você é inteligente, sim, só precisa descobrir para qual área a sua inteligência está voltada.
    Beijos e boa sorte com os estudos!
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. Gaby, eu amei seu blog! Mal consigo entrar no meu, mas vira-e-mexe estou em blogs de amigos.
    Li toda a sua postagem e estou, realmente, precisando de dicas com oas que você deu para consertar o tempo da minha vida. Nos últimos meses (de agosto pra cá) tenho me perdido no tempo. Preciso me reorganizar.
    Bela postagem.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Moça, você é inteligente sim! Essa coisa de QI não comprova sua inteligência, porque há tanta coisa nesse mundo que cabe dentro da inteligência! E olha só, se esforça, se joga mesmo e sonha! Porque são esses sonhos que vão te mostrar que você é capaz! A USP te espera sim e espero que você tenha muito sucesso no que decidir seguir! Arrase e quando puder e se sentir bem para tal, vem aqui nos contar como anda tudo!!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  5. Gabriella, foca nos seus objetivos que no momento é o vestibular, quanto mais você focar nisso, mais rápido você atinge esses objetivos.
    Muita sorte pra você! Torço muito por você pois vejo que você é muito dedicada :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Não dormi hora nenhuma no seu texto. Pelo contrário, achei interessante e eficaz para a minha vida. Devemos definir prioridades e analisar o que é importante, ou não, em nossas vidas.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai Deus como eu me identifiquei :o eu também sou o tipo de gente que tenta fazer 1001 coisas ao mesmo tempo, mas sempre fracasso em alguma delas... Eu vou fazer o ENEM esse ano e estou mais que um condenado (como você diz haha) suas dicas serão super bem vindas, porque eu sempre me perco nos estudos hahaha beijão e muito sucesso com o blog e que você consiga fazer dos estudos prioridades rs beijão <3

    sariandoporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu estou a muito tempo querendo continuar estudar mas meu foco está mais perdido que cego em tiroteio. Quero muito a UEL, Universidade Estadual de Londrina - Pr, pois tenho um amor muito grande por essa faculdade e a considero a melhor na areá de humanas, mas também quero ir muito bem no ENEM para quem sabe conseguir entrar na Federal ou alguma particular boa? apesar de que eu também não tenho condições de ficar pagando faculdade cara.
    Quando eu estava no colégio também não pensava muito na faculdade, e sim em decorar algumas coisas para as provas de dias seguintes, e aquilo não era bom. MAAS to tentando ai arrumar meus horários e procurando minha disposição no fundo do poço, para que eu tenha foco e consiga o que eu quero.
    Beijos!
    xx Mari,

    http://devaneiosbm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Prioridade. Essa é a palavra que eu mais uso no dia a dia.
    Preciso mandar esse texto para meu namorado, ele está precisando.
    Beijos!

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pinterest

Like us on Facebook

EM BREVE