Sexualizando a Pele

16:19


Olá, entre e fique a vontade, tire o sapato. Eu estava aqui lembrando de um evento na minha escola que fizeram um tempo atrás. Minha escola tem vários eventos sobre coisas que não são consideradas "educativas", mas fazem bem, como feira geek e festival de música e o meu preferido, a semana cultural (que ano passado teve 3 dias e não 5, diretor, reveja isso, por favor). Nessa semana no lugar de aulas nós temos shows de dança, música, teatro, poesia, tudo organizado por um comitê montado por alunos e muitas vezes nós que nos apresentamos, o que é muito legal. No meu primeiro ano (ou seja, há dois anos atrás), algumas garotas fizeram uma sessão de fotos incrível, chamada "É Apenas Pele" que meio que abriu as portas para o mundo do feminismo e da igualdade pra mim. Não tenho as fotos, o que é uma pena, mas nelas as meninas mostraram as coxas, as costas, a barriga e os ombros de forma sensual e colocaram em volta trechos que nossa coordenadora dizia para nós, tais como:
 "Como o professor pode se concentrar com você sentada na frente dele com este short."
 "Você deve se dar o respeito, não usar coisas tão decotadas." 
 "Este é um ambiente de estudo, tem que se vestir de forma 'correta.'"

 Eu vi aquelas fotos estampando corpos daquelas garotas e então me toquei que éramos iguais, que somos iguais. Não só iguais entre nós, mas em relação aos homens. Somos corpos com poucos detalhes distintos, ambos revestidos de pele, mas um pode mostrar mais que o outro. E aquelas fotos só aparentavam ser sexuais porque foi imposto para a gente pensar assim. Elas não mostravam nada além de pele. A pele que todos nós temos por baixo da calça e da manga comprida. A mesma pele que reveste o rosto, que as pessoas sentem ao tocar na nossa mão. É tão frustrante pra mim ter que ir para a escola nesse calor de calça porque não é permitido. Até porque, não entendo o que eles querem quando mandam cobrirmos o corpo inteiro como se ninguém soubesse o que temos por baixo. Sem falar das escolas que acham que está tudo bem um garoto andar sem camisa, mas se a garota estiver só de top é vulgar. A minha escola passou a nos tratar igualmente quando os garotos começaram a protestar indo de shortinhos (obrigada! Vocês são demais).
 Você que acha que os diretores estão certos em proibir o uso de saias e shorts, me diga o porquê para que eu possa entender também, pois no começo eu julgava as meninas que andavam assim como se elas estivessem vendendo o próprio corpo (e mesmo se estivessem, eu não tenho nada a ver com isso e não deveria julgar mesmo assim) e como se quisessem mostrar algo que eu julgava impróprio e então notei que elas não queriam mostrar nada nem deixar imagem nenhuma, elas só se sentiam bem com aquela roupa e queriam usar, porque, afinal, o corpo é delas e a roupa também.
 Um ano depois desse incidente eu fui "advertida" (que é um nome bonito para "vamos ligar para os seus pais porque você merece uns tapas") por estar usando um short que ia até dois palmos acima do joelho, na metade da minha coxa, pois eu tenho pernas grandes e aparentemente ficou curto. Então meu pai passou duas horas falando sobre como eu não deveria fazer isso e deveria ir politicamente correta e eu passei a ir como queriam. Não vou dizer que fiz cena e me rebelei ou algo assim, eu aceitei por ser a pessoa que precisa de um diploma numa instituição. Não que eu ache que meu pai estava certo e muito menos que eu ache que minha coordenadora tinha razão ao dizer que algum aluno cheio de hormônios iria mal na prova por minha culpa, comentário que achei tão humilhante para os homens quanto para as mulheres, pois nós fomos limitadas à um corpo e os homens limitados à animais que só pensam em sexo e precisam reproduzir.
 Mas, ás vezes, temos que aceitar coisas que não deveríamos por não termos poder o bastante para mostrar como isso é errado. Quando algo assim acontecer, por favor, não esqueça do quão ilógico é, não deixe sua cabeça ser educada àquela maneira, porque aí eles ganharão e você ensinará assim para os seus filhos e estará fechando sua cabeça e isso nunca vai mudar. Quanto mais pessoas pensando de modo diferente ao imposto, mais fácil para a mudança acabar acontecendo. Não me pergunte como, pois ainda estou descobrindo. Quando eu entrar no mundo adulto e entender como essas coisas acontecem, conto em outro post, mas agora não faço ideia de como podemos mudar essas regras que só depreciam as pessoas e ainda não fazem sentido algum.
Espero que tenham entendido as mensagens desse post e que amem seu corpo o bastante para mostrá-lo sem medo por aí (em locais permitidos, porque não quero ninguém levando advertência na escola por minha causa).
E é só, até mais.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Hoje com 19 anos, estou na faculdade e roupas não atrapalha ninguém a tirar uma nota boa. Também não entendo o porque das escolas não deixar usar um short nos dias de calor. Infelizmente isso que acontece nas escolas é um pensamento que vem desde a antiguidade, então acredito meio que difícil isso mudar do dia pra noite.

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, impossível mudar da noite pro dia...

      Excluir
  2. que texto maravilhoso. Serio, faça um livro haha
    Adorei seu blog, e já estou seguindo! Achei muito lindo e ótimo o conteúdo. Poderia retribuir? Adoraria te ver no meu blog também: Blog Dear Maidy
    Beijos,
    Maidy Lacerda

    ResponderExcluir
  3. Oe, tudo bem? ^-^
    Uma coisa parecida aconteceu comigo na escola ano passado, eu também tenho pernas compridas e fui com uma bermuda com 1 palmo acima do joelho e a diretora chamou a minha atenção, achei desnecessário, nem estava curto, muito menos mostrando alguma coisa.
    Também queria saber o motivo, talvez eles pensem que as garotas possam ser assediadas caso usem essas roupas, mas eu acho que a roupa não faz muita diferença se for esse o motivo.
    Beijos :3

    http://cakeinabottle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostamos do texto, realmente existem ainda muitas escolas com essas regras, na escola que estudávamos não proibiam o uso dessas peças, e percebemos que em algumas escolas isso também já esteja mudando já que vemos muitas meninas com uniformes escolares que são shorts!!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto, sério. Vontade de estampar pelo mundo.
    Gosto de blogs que falam sobre feminismo, de forma simples e objetiva.

    xoxo

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pinterest

Like us on Facebook

EM BREVE